quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Competição de esqui Vasaloppet 2012 na Suécia


Para: fãs de esqui e todos que querem conhecer a Suécia
Tipo: para todos os gostos

Opções nos arredores: cafés, gastronomia, estações de esqui na neve
Custo: razoável
Ponto alto: a quantidade de estações de esqui e cafés flutuando no mar


Todos os anos no primeiro Domingo do mês de março acontece a competição de esqui Vasaloppet nas cidades de Salem(início) e Mora(linha de chegada) na Suécia, um dos principais países nórdicos. É uma tradição que começou no século 16 e hoje continua firme e forte, atraindo mais de 15 mil esquiadores em um percurso de 90 kilômetros que atravessa o país. Haverá as categorias masculina e feminina, e os competidores terão suas habilidades testadas em pista plana além de 22 kilômetros de ladeiras. E não basta ser rápido, tem que passar pelos lugares certos em determinado tempo ou o atleta é desclassificado. A maior parte dos competidores vem da Suécia ou da Noruega e, durante a História,  são poucos os que conseguiram a façanha de terminar o desafio em menos de 4 horas.

A Suécia é um país gelado - a temperatura média fica abaixo de zero - com um povo repleto de gente loira com traços delicados. Na sua capital Estocolmo fica Gamla Stan, o berço do lugar com castelos medievais bastante visitado o ano todo. Um dos passatempos preferidos dos suecos é beber em barzinhos que ficam sobre o mar chamados de “pontoons” como o M/S Gerda, o Flyt e o Mälarpavijongeen.
Outro tesouro nacional é a dupla café acompanhado de doce. O Hermans Trägardcafé, além de quitutes vegetarianos e um café excelente, proporciona uma vista incrível de toda a cidade, incluindo os navios e barcos navegando. Servem almoço e jantar.
A comida típica do local é tudo que se aprecia na tradicional culinária popular: delicioso, simples e calórico. Não deixe de provar o smörgasbord, um tipo de bufê com iguarias quentes e frias tais como peixe, enguia, rosbife, torta de batata com creme e anchovas, almôndegas e o famoso salmão defumado.
Você sabia?
Antes de esquiar é essencial passar protetor solar, pois a neve funciona como um espelho, refletindo 85% da luz solar, causando queimaduras dolorosas.

Ao contrário de muitos esportes, a origem do esqui foi pura necessidade:os povos de países gelados precisavam de um meio de transporte eficiente no meio de tanta neve, curvas e ladeiras.
O dia na Suécia dura apenas 9 horas, o que aumenta ainda mais a necessidade de ser rápido no gelo. Os que não conseguem terminar antes do dia escurecer são tirados da pista e só podem continuar no dia seguinte.
 “A Suécia parece um lugar saído de um conto de fadas.”
                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário