segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Liga Européia de Basquete 2012 em Istanbul, Turquia



Para: fãs de basquete e quem quer conhecer um pouco da Turquia
Tipo: para todos os gostos
Opções nos arredores: compras, gastronomia, cultura, história, praia
Custo: razoável
Ponto alto: a arquitetura única e a culinária deliciosa e saudável



Istanbul é uma cidade que oferece vários tipos de tours que variam de 39 a 102 euros(o equivalente a 94 e 246 reais). Seja qual for a escolha, são todas chances de apreciar paisagens paradisíacas, mercados a céu aberto com uma infinidade de temperos e conhecer o famoso circuito gastronômico do local. Além disso, é a oportunidade de conferir o desempenho dos melhores do basquete europeu.

Os times que conseguirem passar nos critérios de performance competitiva, número médio de espectadores nos estádios e audiência televisiva podem classificar-se para o campeonato da Liga Européia de Basquete. Entre os integrantes estão Turquia, Itália, Espanha, Grécia, Israel, Lituânia, Croácia, Rússia e Sérvia. Os quatro times que conseguirem chegar à final competirão no Final Four em maio de 2012 no estádio de Sinan Erdem Dome.



A grande expectativa em torno do evento deve-se a rumores de que a NBA(National Basketball Association) não jogará em 2012, o que pode fazer com que astros do esporte acabem migrando para a Liga Européia. Isso mudaria completamente a dinâmica dos jogos.
Os jogos acontecem à noite e entre os times que confirmaram a presença estão Panathinaikos da Grécia, Maccabi Electra Tel Aviv de Israel, Barcelona Regal da Espanha e CKSA Moscou.
Os visitantes de Istanbul ficam admirados com a mesquita Sultan Ahmed. Seu visual é tão diferente de tudo o que se vê no ocidente que acaba lembrando muito os palácios que aparecem na trilogia nova de Star Wars. Construída em 1616, é também conhecida como “mesquita azul” devido aos azulejos que decoram seu interior.

A apenas uma hora da capital Istanbul fica a costa do Mar Negro. As águas são cristalinas e há uma floresta ao fundo.
O Roman Hippodrome and Obelisk é uma arena usada pelos antigos romanos para lutas de gladiadores.
Para compras há o Spice Market que oferece uma infinidade de temperos, jóias e artesanato característicos da região. Já a rua Nevizade é famosa pelas tavernas e barzinhos. À noite o local fica repleto de gente batendo papo e apreciando uma cerveja ou a bebida turca “raki” - com aroma de anis - acompanhada de petiscos.
Você sabia?
Os turcos gostam de comer uma sopa de Sucuk(linguiça turca) acompanhado de Borek(pão folhado recheado de carne e queijo), legumes recheados de arroz e carne e cozidos no azeite. Mas são mundialmente famosos pelos espetinhos de carneiro.


 “O sabor de ter estado na Turquia é inesquecível.”
                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário