sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Ultramaratona em Atenas e Esparta, Grécia


Para: fãs de maratonas e quem quer conhecer a Grécia
Tipo: para todos os gostos

Opções nos arredores: museus, caminhada, trilha nas montanhas, praias


Custo: razoável
Ponto alto: as ruínas de mais de 5 mil anos e o patrimônio histórico da humanidade
Aventura: Subir a ladeira de pedra íngreme de Mystras em Esparta



Esta prova é para os tops dos tops nas maratonas do mundo todo. A versão 2012 acontecerá em Atenas no dia 28 de setembro e terá quase 245 kilômetros de percurso! O evento foi criado para homenagear Feidípides, um soldado grego mensageiro. As notícias sobre a Guerra de Maratona dependiam da rapidez e resistência dele.
Atualmente, a prova se enquadra na categoria “ultramaratona”, ou seja, Espartatona - com o trajeto de Atenas até Esparta. Tem sido uma tradição anual desde 1983, com a largada na Acrópole, passando pela costa do Mar Mediterrâneo e pelas cidades de Stikas, Kineta, Assos, Halkeio e Sterna, entre outras. Serão 75 pontos de controle: o último corredor a passar por cada ponto não pode ter uma diferença muito grande em relação ao corredor que passou por ali primeiro.
Durante toda a história do evento, apenas 18 pessoas conseguiram terminar o percurso em menos de 24 horas. Os atletas aceitos tem que ter pelo menos 100 km de maratona percorridos em 10 horas e meia. Isso equivale a mais ou menos 10 km por hora. Para se ter uma idéia, uma pessoa comum faz 4 km por hora, isso se completar o percurso.
A Espartatona é também uma oportunidade de conferir as várias vilas gregas que contam a história milenar do País. Uma delas é Nemea, com um templo dórico com imponentes colunas que abrigam o que já foi um hotel há milhares de anos atrás, além de uma basílica e os restos de uma grande sauna pública.
Mas a atração principal realmente é a Acrópole de Atenas. Erguida sobre uma colina, tem a maior quantidade de relíquias históricas e arqueológicas reunidas em um único lugar. As inscrições esculpidas nas paredes retratando o culto aos deuses são belíssimas.
Um dos restaurantes mais apreciados em Atenas é o Dionysos Zonar’s, com uma vista incrível para a Acrópole e que serve um baklava de primeira.(Baklava é uma sobremesa feita com massa folhada caseira e recheada com nozes e mel).
Já Esparta tem as ruínas bizantinas e afrescos de Mystras. Vale a pena encarar a subida pelos caminhos de pedra e conferir o que um dia já foi uma fortaleza e encarou batalhas sangrentas. .



Você sabia?
Atenas é a cidade que sediou os primeiros jogos olímpicos da humanidade.

As mulheres de Esparta, ao contrário das atenienses, tinham a liberdade de usar roupas escandalosamente reveladoras. Em compensação, não podiam usar cabelos compridos.





“O mais estranho é sentir muita paz no local(Mystras, Esparta), sabendo que um dia, há milhares de anos atrás, foi palco de batalhas sangrentas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário