segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O Festival da Corrida do Barco do Dragão em Hong Kong, China


Para: todos os interessados em cultura oriental
Tipo: todos os gostos
Opções nos arredores: trilha, parques, montanhas, compras, clubes noturnos, gastronomia

Custo: razoável
Ponto alto: a cultura local




A China é um país onde não faltam histórias para contar. A do Festival do Barco do Dragão é um pouco triste mas bela. O evento foi criado em homenagem a Qu Yuan, um poeta e sábio que se, sem saber nadar, jogou-se nas águas de Hong Kong em protesto ao imperador. Seus seguidores partiram em barcos até o local onde ele se afogou, levando bolinhos para jogar no mar e assim tentar evitar que os peixes devorassem o corpo do mestre. Desde então, o festival é realizado anualmente, e em 2012, será no dia 23 de junho.
Um dos motivos que tornam essa competição de barcos única é o refinamento artesanal com que os mesmos são enfeitados. Cada barco é esculpido de forma a lembrar um dragão, ou seja, a frente exibe a cabeça e o final, uma cauda. O visual das embarcações vem sendo aprimorado a cada ano que passa. Cada equipe tem 20 membros, os quais terão que remar para valer para ganhar. Na frente do time, um tocador de tambor, cujo ritmo serve para motivar a equipe e determinar o ritmo das remadas. É mais ou menos como em uma escola de samba. Na cauda do barco fica o piloto, o qual direciona o barco.
Durante todo o festival pode-se comer os famosos bolinhos com massa de arroz e recheados com frango, porco ou mexilhões. O sabor é inesquecível. Não se assuste se de repente todos começarem a jogar as iguarias contra um nicho de floresta de bambú ao invés de jogadas na água. Faz parte da tradição. Além disso, recitais de poesias completam a festividade, mantendo o legado de Qu Yuan e outros poetas.
Hong Kong é um lugar fascinante. O bondinho “Ding Ding” torna possível conhecer a cidade toda passando por uma centena de atrações por apenas 2 dólares! Entre os destaques estão Wan Chai(ponto de badalação), Causeway Bay(lojas de grifes famosas com os últimos lançamentos), Central(arranha-céus e shoppings de mármore convivem com construções antigas e tradicionais) e o mercadão Sai Wan e Sheung Wan, com todos os temperos e hervas típicos do lugar.
Para aqueles que apreciam belezas naturais, o Hong Kong National Geopark é um cenário esplêndido com suas rochas vulcânicas de milhões de anos. Para conhecer um pouco mais sobre um lugar tão cheio de atrações, basta visitar o site em Inglês:
"Aceita um Dim Sum?"
Você sabia?
Muitos dos chineses que vêm competir nessa prova moram em outros países e visitam Hong Kong especialmente para o evento.
Não deixe Hong Kong sem ter visitado um restaurante que serve Dim Sum. O bolinho é tão adorado que os restaurantes especializados vivem cheios. Os garçons vão passando pelas mesas com váris delícias em um carrinho de 3 andares e você vai pegando o que quer comer: bolinho de camarão, ganso assado, pato caramelizado...Os restaurantes Yung Kee e Tsui Hang Village são famosos pela excelência na cozinha.


Boas mulheres, boa comida, bons eventos esportivos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário