sábado, 7 de janeiro de 2012

Jogos Olímpicos do Sul Asiático em Delhi, Índia

Para: quem curte jogos olímpicos e curiosos a respeito da Índia
Tipo: para aventureiros

Opções nos arredores: museus, feiras, parques

Custo: razoável
Ponto alto: a diversidade cultural
Aventura: andar de Auto, um triciclo perigoso



Um evento olímpico local do qual participarão os exóticos países Índia, Paquistão, Nepal, Sri Lanka, Afeganistão, Butão, Bangladesh e Maldivas será certamente algo único de se ver. O estádio que sediará os jogos chama-se Jawaharlal Nehru Sports Complex, e fica próximo a uma reserva florestal – o Buddha Jayanti Park. A cada 2 anos os países dessa região do globo se reúnem em outubro para disputar as medalhas de ouro nas modalidades: criquete, boxe, ciclismo, futebol americano, handball, squash, pingue-pongue, arremesso de dardos e de discos e levantamento de peso. 
A Índia segue favortia com 1728 medalhas nos últimos 12 anos de prova, sendo 900 delas de ouro. Segue o Paquistão, com 1022 douradas. E há surpresas também: o Afeganistão, que entrou praticamente com o bonde andando há 2 anos atrás, já arrebatou 13 medalhas de ouro.
A beleza do Buddha Jayanti Park impressiona. Criado para comemorar os 2500 anos do aniversário do estado de Nirvana do Buda, é o local preferido da cidade para se praticar corrida.
Em Delhi pode-se também conferir a mistura do estilo persa com o artesanato local, combinados ao perfeitamente simétrico jardim Mughal. Estamos falando da Túmulo do Humayun, um antigo imperador. Parece mais um palácio do que um túmulo.
Para quem acredita em astrologia, o centro comercial Janpath - próximo ao Connaught Place – traz um fabuloso Jantar Mantar, um istrumento astrológico gigantesco. Além desta atração, há vendedores fluentes em Inglês e que oferecem bijuterias, instrumentos musicais e objetos de decoração.
Vale a pena experimentar a comida indiana, com um tempero tão diferente das culinárias mais conhecidas no Brasil. Os vegetarianos vão se deleitar com tantas opções. Por exemplo, o chaat papdi é uma massa leve e crocante recheada de batata, grão-de-bico, iogrute e pimenta vermelha). A princípio parece estranho, mas a mistura de crocante, cremosidade e sabor picante é inesquecível.
"Traje de casamento típico"
Você sabia?
Delhi é uma das cidades mais “verdes” do mundo: 20% de sua área total é coberta de vegetação.
A cidade tem um museu no mínimo peculiar: o Museu do Banheiro.
Se você curte fortes emoções, pode arriscar-se em um Auto, um tipo de triciclo bastante usado pelos locais.


Beleza exótica na Índia







Nenhum comentário:

Postar um comentário