segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Jogo de Baseball do Sol da meia-noite no Alaska


Para: os admiradores da vida selvagem do ártico

Aventura: forte, caso decida ver ursos

Tipo: programa de família

Custo: razoável

Ponto alto: a beleza natural e poder fazer piquenique à noite

Opções nos arredores: música, compras e artesanato

Você já se imaginou assistindo um jogo de baseball à meia-noite com o estádio iluminado pela luz natural do sol? Isso acontece em Fairbanks, Alaska. Graças à localização da cidade dentro do círculo ártico, o sol lá nunca se põe. Não é à toa que o lugar se chama Terra do Sol da Meia-noite.

Realizado desde 1960, o próximo jogo está marcado para o dia 21 de 2012 às 22:30 no Growden Memorial Park. O evento será organizado pelos Goldpanners, o maior clube de baseball da região norte dos Estados Unidos. Os times não se compõe apenas de profissionais. Há times de veteranos de guerra e outros, de estudantes universitários. À meia-noite, o jogo é interrompido para que se toque o hino do estado do Alaska, como a tradição reza.

Em junho é verão no Alaska e as temperaturas, menos geladas (por volta de 15 graus Celsius). No final de semana durante o jogo, as lojas do shopping da cidade ficam abertas até meia-noite. Para os que curtem fotografia, é aconselhável levar um tripé para aproveitar a chance de captar um sol que jamais se põe. No estádio Murphy pode-se conseguir a imagem do sol sobre o Vale do Rio Chatanika.

Seguindo a Steese Highway (auto-estrada) você chega no Chatanika Music Festival, onde 30 bandas locais tocam ao vivo e barracas de comes e bebes estão à disposição. Dá a impressão de ser um piquenique noturno movido à música. No centro da cidade pode-se passear pela feira livre do Festival do Sol da Meia-noite. Lá dá para apreciar o artesanato e, quem sabe, achar uma lembrancinha única. Ah, e não perca a competição de skate e de carros de corrida. Para as crianças, pintura facial e passeios de pônei. E, como não poderia faltar, bastante churrasco.

Há também tours de ônibus para ver lobos e ursos, como a Denali Bus Tours. Na reserva natural de Girdwood é comum encontrar alces.

Você sabia?

Apesar do jogo sempre começar às 22.30 da noite, a luz do sol é tão forte nessa parte do globo que nunca precisaram usar iluminação artificial no estádio.

Durante o inverno, os dias no Alaska duram apenas 3 horas.

“Gente, eu vou pra um lugar onde o verão faz 15 graus e faz sol à meia-noite!”

Um comentário: