quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Kentucky Derby em Louisville

Um dos eventos mais tradicionais no mundo do esporte, o Kentucky Derby em Louisville, reúne anualmente no primeiro sábado de maio 150,000 espectadores para assistir e apostar nesta que é a mais famosa e prestigiosa competição de cavalos. São mais de cem anos de tradição, iniciados em 1875.

Muito mais que os dois minutos, que é em que os cavalos puro sangue de três anos de idade levam para cruzar os 2 Km do circuito, o Kentucky Derby é um festival de duas semanas com várias tradições. Junte se aos milhares de aficionados para tomar o tradicional drink do evento, o Mint Julep, uma mistura gelada de bourbon, menta e xarope de açucar, servida cerca de 80.000 vezes durante o evento. Para acompanhar o burgoo, tradicional ensopado de carne de vaca e porco, frango e vegetais popular no estado de Kentucky.

A parte interior do circuito é tomada por milhares de pessoas que ocupam o gramado a preços populares, e que muitas vezes vão mais para a celebração do que a corrida propriamente dita. Muitos apostam nos cavalos para quem sabe no ano seguinte atender ao evento no Millionare Row como é denominada a arquibancada com vista para o evento - e preços altos. Outra tradição do evento são os chapéus utilizados pelos frequentadores da row, um misto de elegância e status, que algumas vezes tende a extravagância.

Longe da pista, a cidade de Louisville é a maior cidade do tradicional estado do Kentucky, com cerca de 700.000 habitantes, e uma concorrida zona de negócios. Para se manter no ritmo da corrida, conhecer sua história, vencedores e curiosidades, uma parada no Kentucky Derby Museum é obrigatória, e aumentará ainda mais a expectativa para a grande corrida. Um enorme taco de beisebol confirma o local do museu dedicado aos tacos utilizados no esporte. O local que é também uma fábrica de tacos, mostra todo o processo de produção e os diferentes tipos de tacos utilizados neste que é um dos esportes mais tradicionais dos Estados Unidos. Para uma visita histórica, o bairro de Old Louisville mostra como era a vida dos ricos habitantes das mansões que resistem no bairro.

A cozinha do Kentucky é mundialmente conhecida através da famosa cadeia de restaurantes Kentucky Fried Chicken, originária no estado. Porém a cozinha não se limita ao frango frito, sendo a carne de boi um grande protagonista. Um jantar no tradicional Jack Fry's mostrará o que de melhor há na culinária local, e lhe prepará para uma larga noite nos bares da cidade como o Phoenix Hill Tavern ou o The Connection.

Com muito mais do que fazer do que apenas dois minutos de corrida, Louisville é uma excelente vitrine da sociedade americana e seus costumes. Seja pra deliciar-se nas especialidades da cozinha local, ou tentar a sorte apostando em algum dos cavalos do Derby, uma visita ao estado do Kentucky e à cidade de Louisville é uma excelente idéia para as férias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário