domingo, 27 de novembro de 2011

Jogos Asiáticos de Praia em Hai Yang 2012

Para: fãs de esportes de praia

Aventura: médio

Tipo: jogos olímpicos da Ásia

Custo: razoável

Ponto alto: vivenciar uma cultura de mais de 7 mil anos de idade

Opções nos arredores: para os fãs de caminhadas em reservas florestais

A China é sempre um destino que chama a atenção, seja pelos filmes de Kung-Fu, pelos pandas, pela superpopulação, pela cultura ou pelo tom comunista com que o governo lidera uma das economias mais influentes do mundo (para você ter uma idéia, eles emprestam dinheiro para os Estados Unidos. Aprender Chinês já não me parece mais loucura.) O primeiro choque ao chegar lá será não entender muito do que está escrito nas ruas. A não ser que você já tenha feito um curso básico da língua e saiba ao menos 500 kanjis (ideogramas).

Em junho do ano que vem a praia de Hai Yang será a sede dos jogos de praia que reunirão Japão, Coréia do Sul e Tailândia, entre outros 40 países. É um evento que acontece a cada 4 anos e que envolve 14 modalidades diferentes e dura 6 dias. Entre as modalidades, estão triatlo, surfe, competição de barco a vela, paragliding (o atleta fica suspenso no ar com um tipo de pára-quedas enquanto é puxado por uma lancha), futsal e maratona de natação. Por enquanto os favoritos são a Indonésia e a Tailândia. Hai Yang significa “oceano” e “sol”.

Hai Yang fica estrategicamente posicionada entre as praias mais visitadas do país: Qingdao, Yantai e Weihai. Para aqueles que quiserem explorar Hai Yang, pode-se conhecer uma floresta de bambú de 2 milhões de metros quadrados (sim, 2 milhões) chamada Jiang Bei. Na parte nordeste da cidade fica o templo budista Congma, com mais de mil anos de história. É um ponto de peregrinação tanto para taoistas como para confucionistas. E, claro, mais florestas de bambú.

A uma hora de carro pode-se aproveitar a cidade de Tiger Beach Golf Links, cujos campos de golfe são inspirados nos campos escoceses. Para quem gosta do esporte e de chalés de madeira, esta é uma boa pedida.

A diária dos hotéis varia de 25 a 120 dólares. Mas o que sai mais em conta mesmo por lá é a comida: pode-se comer com 1 dólar no bolso! Uma refeição considerada cara na China sai por 15 dólares (o preço de uma pizza aqui no Brasil!)

“Depois de meditar sobre solidariedade no meio da floresta, estou pronto pra detonar com o outro time!”


Nenhum comentário:

Postar um comentário