domingo, 4 de dezembro de 2011

Aberto de Tênis em Roland Garros, Paris


Para: todo o mundo! Não existe alma que visitou Paris e não reconheceu a importância histórica e cultural do lugar Aventura: médio Tipo: programa cultural e gastronômico

Custo: razoável
Ponto alto: a cultura boêmia, a vida noturna, o aprendizado cultural Opções nos arredores: compras de grifes, cafés(os originais!), arquitetura, museus, parques

Qual o fã de tênis que não gostaria de assistir ao segundo Grand Slam às margens do Rio Sena e sob a Torre Eiffel na cidade mais boêmia do mundo? Vale lembrar que foi lá que Gustavo Kuerten venceu pela primeira vez e mudou para sempre a história do tênis brasileiro. O evento é tão badalado que é comum ver celebridades no meio da platéia: Pippa Midleton, Beyoncé, Jennifer Aniston, Salma Hayek e Bill Gates estão entre os vários famosos que apreciam o torneio.

O aberto de Roland Garros em Paris é o único com a quadra de argila, o que produz surpresas nos resultados dos jogos. Cada jogador se adapta melhor a um tipo de piso, e aquele que vem ganhando o campeonato nos gramados pode se dar mal na de argila e provocar uma reviravolta no placar. A argila faz com que a bola se mova mais devagar e com mais força ao mesmo tempo, o que testa pra valer a habilidade de cada jogador. O estádio é grande – abriga cerca de 10 mil espectadores, e Roger Federer, o maior do mundo hoje, fará de tudo para ganhar o título. Ganhar na França é o que falta para completar sua coleção de vitórias.

Aproveite ao máximo a cidade-luz. Pode-se jantar no Le 58 Torre Eiffel, um restaurante no primeiro andar da Torre Eiffel. Para completar o jantar, um passeio pelo Rio Sena com a cidade ao seu redor. Outra atração é a Catedral de Notre Dame, que já foi cenário de muitos filmes devido à sua beleza gótica. Sua visão quando é iluminada de baixo para cima à noite é memorável. Já a montanha de Saint Pierre de Montmartre foi local de inspiração e de trabalho para Picasso e Van Gogh.

E por que não visitar uma das ruas mais famosas e caras do mundo? A Avenue des Champs-Élysées é bem servida pelo metrô e repleta de lojas de grifes e cafés charmosos. Falando em charme, a Opéra de Paris (em Francês é Opéra) é uma construção magnífica com mais de 400 anos onde se assiste o melhor do balé internacional. Outra parada que vale a pena é o Moulin Rouge, um cabaré secular que virou até filme por ser um dos símbolos da Paris boêmia.

Quem nunca esteve em um castelo de cerdade pode visitar o de Chambord, completamente mobiliado. Você se sente como em um filme de época. E se você voltar sem uma foto do Arco do Triunfo, vão dizer que você não esteve na França. Construído por Napoleão Bonaparte, tem gravados no seu interior imagens de batalhas.

Para fechar com chave de ouro, o museu do Louvre – dentro do Palácio do Louvre - tem o acervo mais fascinante do mundo: Mona Lisa, Vênus de Milo, Egito antigo, Grécia e Roma antigas e Michelangelo, entre muitos outros. Seu acervo compreende 8 mil anos de história. Imperdível.

Você sabia?

Paris tem até um museu para vampiros, o Les Lilas.

O jogo mais longo da história do tênis aconteceu em Roland Garros: durou exatamente 6 horas e 33 minutos. Haja Gatorade!

Há uma Disneylândia em Paris!

Os policiais da cidade usam bonés de baseball. Coisas da capital da moda mundial.

No couvert dos restaurantes, ao invés de manteiga para acompanhar o pão, eles oferecem mostarda.

Melhor do tênis, arquitetura, história, gastronomia, boemia, cafés, moda...Paris é apaixonante. A cidade, não aquela celebridade magricela.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário