sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Maratona de New England, Boston


Para: corredores e torcedores ou quem curte
Tipo: para todos os gostos
Opções nos arredores: atividades ao ar livre, barcos, ciclovias, praias, gastronomia, compras
Custo: baixo para uma viagem internacional
Ponto alto: ver crianças e adultos torcendo pra valer pelos corredores
Aventura: encarar a “Ladeira da desilusão” (Heartbreaking Hill)


A maratona de Boston reúne atleras de todos os cantos do mundo: EUA, Canadá, Finlândia, Japão, Etiópia, África do Sul e, como não poderia deixar de ser em maratonas, o Quênia. O evento é realizado todos os anos na terceira segunda-feira de abril que coincide com o feriado estadual Patriot’s Day. Serão mais de 20 mil competidores entre homens, mulheres e portadores de deficiência física. Cerca de 500 mil pessoas vão às ruas dar uma força aos corredores pelo trajeto da prova.

A tradição começou em 1897, e em 2011 o queniano Geoffrei Mutai terminou a maratona em 2:03:02. A primeira categoria a dar a largada às 9 da manhã é a de cadeira de rodas. As mulheres largam às 9:32 e os homens, às 10 e 10:30. O maior desafio para todos os corredores é o trecho da prova próximo ao Boston College conhecido como Heartbreak Hill, ou a “Ladeira da Desilusão”. É a onde os músculos dos atletas já estão desgastados e a maioria é obrigada a diminuir o passo ou a parar de vez.


Um bom lugar para conseguir observar os corredores no meio de tanta gente é o Commonwealth Ave. Perto do Wellesley College, os estudantes se reúnem para gritar com toda a força dos pulmões para animar os atletas. O som dos gritos é amplificado pelas paredes do local, motivo pelo qual ficou conhecido como o “Scream Tunnel”(túnel dos gritos).

Todos preferem ir de trem ao evento, pois as ruas estarão fechadas. E os veteranos já vão preparados para chuva ou sol devido ao clima imprevisível de Boston. Em abril a temperatura média fica em torno dos 8 graus. Perto de New England fica Newport, onde pode-se andar na praia e contemplar as suntuosas mansões à beira-mar. É a chance de conhecer também um pouco da cultura irlandesa no Irish Heritage Trail, um bairro que preserva as raízes do país de origem de seus habitantes.

Você sabia?

Próximo ao Heartbreak Hill há uma estátua que representa John A. Kelley, famoso corredor que participou de mais de 61 provas até falecer em 2004, aos 97 anos. Exercício aeróbico faz bem à saúde!

“New England em Boston: maior maratona dos EUA, penhascos deslumbrantes e um pedaço da Irlanda.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário