terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Campeonato mundial de Hóquei no gelo em Helsinki, Finlândia


Para: quem sabe apreciar a beleza natural das florestas nórdicas

Aventura: pode-se acampar no meio da floresta

Tipo: para todos os gostos, especialmente casais em lua-de-mel ou famílias com crianças

Custo: razoável

Ponto alto: ver de perto um dos lugares mais bonitos do mundo

Opções nos arredores: compras, cafés, mar, caiaque e mountain biking

O Campeonato Mundial de Hóquei no gelo de 2012 será entre os dias 4 e 20 de maio, em Helsinki na Finlândia e em Estocolmo na Suécia. Entre os times nos grupos A e B estão Finlândia, Candá, EUA, França, Itália, Rússia e Alemanha. Daqui sairão os favoritos para as olimpíadas de inverno de 2014. Helsinki sediará os jogos do grupo A no estádio Hartwall Areena. Já os times do grupo B jogarão no estádio Ericsson Globe.

A Finlândia é o país com a melhor qualidade de ensino do mundo. Isso se reflete na beleza, limpeza e organização da cidade, rodeada pelo mar azul-turquesa. A arquitetura é de tirar o fôlego. Os parques lembram muito as cenas da trilogia Senhor dos Anéis, com lagos e florestas idílicos. É tudo tão fresco e belo que parece mentira. Os chalézinhos das vilas menores dão aquele charme que só os lugares frios tem. Monumentos, igrejas, lojas e um mercado ao ar livre são as atrações do centro da cidade, além de um café à beira-mar, o Ursula. Não perca a chance de passear de barco pelo canal Degero e de visitar os parques Kaivopuisto e Sibelius.

No museu de Seurasaari é possível conhecer o estilo de vida dos finlandeses há dois séculos atrás nos chalézinhos e pequenas chácaras no meio de uma ilha coberta de gramado. A meia hora de Helsinki fica a cidadela de Porvoo, considerada pela UNESCO como patrimônio da humanidade. A beleza do lugar explica o título. Pode-se almoçar no mercado ao ar livre ou em um aconchegante café.

No Parque Nacional Nuuksio é comum o prazer de fazer um piquenique no meio da floresta nórdica, a qual fica em volta de um lago. É a chance de fazer um churrasco e experimentar as tradicionais linguiças finlandesas. Também não deixe passar o típico salmão defumado.

As crianças podem curtir o parque de diversões Linnanmaki, com restaurantes e um aquário marinho bem próximo, o qual mostra de camarões a tubarões para o público.

No interior do país fica o vilarejo de Fiskars, centro da arte e do design finlandeses. Tudo rodeado por muito verde e lagos. Imperdível.

Você sabia?

O disco de hóquei quando acertado pelo taco da maneira certa pode chegar a 300 kilômetros por hora. Ficar no gol nesse esporte é para os corajosos.

Só em Helsinki pode-se ficar hospedado em um hotel-iglu, com a temperatura interior de menos 5 graus. Os móveis e decoração são todos feitos de gelo.

“Este espaço é muito pouco para tanta beleza. Finlândia é um país para ver e sentir de perto. Nenhuma foto faz jus ao que a mente lembra. ”

Nenhum comentário:

Postar um comentário