terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Campeonato mundial de handball em Catar, Oriente Médio


Para: fãs de handball
Tipo: para todos os gostos
Opções nos arredores: praias, esportes aquáticos, museus
Custo: razoável
Ponto alto: a arquitetura árabe única e inesquecível
Aventura: safári no deserto

Catar é um país árabe que faz fronteira com a Arábia Saudita e é rodeado pelo Golfo Pérsico. 75% da população é formada por imigrantes vindos da Índia e do Paquistão para trabalhar na construção civil. Como consequência, há 3 homens para cada mulher. Os jogos são geralmente realizados na cidade de Doha, a maior do país. No torneio de 2011 competiram times da Alemanha, Brasil, Catar, Espanha, Líbano, Egito e Austrália no complexo esportivo Al-Gharafa Sports Hall. São várias quadras cobertas de handball que protegem os visitantes do calor intenso do lugar. No verão chega a fazer 38 graus.  

Vale a pena reservar um safári no deserto de Khor Al Udaid com uma agência para não se perder no imenso local. As dunas são enormes e as paisagens, de tirar o fôlego. Ali se formam imensos depósitos naturais de sal.

A 10 minutos de Corniche fica Palm Tree Island com praias paradisíacas, restaurantes, cafés e áreas para a prática de esportes aquáticos. Nadar na água morna do Golfo é uma experiência única. Entre Doha e Umm Said fica a cidadela de Al Wakra, com o melhor da arquitetura local e um museu que nos permite conhecer a vida marinha dali(a cidade originou-se de uma vila de pescadores e fica em cima de um antigo forte). A Grande Mesquita de Al-Wakra é fascinante. A cidade também tem fortes e castelos antigos.

Al Khor tem praias lindas, torres históricas e mesquitas e é famosa pelo porto e barcos de pesca. Para os interessados em conhecer um pouco da cultura dos povos nômades do deserto, a cidade de Al Ruwais é o lugar certo. Os povos locais estão tentando adaptar-se aos novos tempos, mas conservam as tendas e os camelos. Já Al Zubara é um lugar cheio de relíquias arqueológicas, como o forte com paredes muito grossas e construções de formatos peculiares.

A comida tradicional consiste de frutos do mar, carneiro e derivados do leite de cabra.

Você sabia?

O café da manhã típico de Qatar é composto de azeitonas, iogurte e queijo.
“O que se vê em Qatar não se vê em lugar nenhum do ocidente: desertos, camelos, beduínos e castelos que lembram o conto das Mil e Uma Noites.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário