terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Corrida de carros de 24 horas em Les Mans, França


Para: fãs de velocidade Aventura: forte. As batidas são parte do show.

Tipo: solteiros ou casais sem filhos


Custo: razoável Ponto alto: ver de perto as melhores máquinas e pilotos sendo testados ao limite Opções nos arredores: museu do licor, arquitetura, parques


Só quem já viajou de carro sabe como é cansativo dirigir por horas a fio. Imagine então 24 horas de prova em um circuito onde acidentes são parte da prova. Conhecida como as 24 horas de Les Mans, essa competição testa os limites dos produtos de diferentes montadoras. É a chance de verem até onde vão a resistência e eficiência de motores e peças. Mais ou menos como uma luta de gladiadores entre as montadoras Peugeot e Audi, entre outras. As 24 horas são divididas entre 3 pilotos, que tem que suportar um calor infernal, chuva e pouquíssima visibilidade por causa da poeira. Se isso lhe lembra algo, acertou: são provas como essas que inspiram os videogames de corrida do Playstation e X-box 360.

O bem-sucedido Mark Webber começou a carreira nesse tipo de corrida, capotando o carro 2 vezes pela Mercedez-Benz, que decidiu parar de competir por falhas mecânicas. Em 2011 um Audi colidiu com uma Ferrari e saiu voando, atravessou o muro de proteção e quase acertou os fotógrafos. O fato de que nenhum piloto saiu gravemente ferido apesar dos carros terem ficado completamente destruídos é a prova de que as montadoras estão evoluindo no quesito segurança.

De carro dá pra chegar rapidinho à vila de Saumur, que abriga um castelo do século 14 recentemente restaurado. A entrada é franca. Outra vila próxima é Angers, que exibe a famosa Tapeçaria do Apocalipse, a qual remonta ao século 14 também. Vale também visitar um museu dedicado ao licor, o Cointreau, onde os turistas podem fazer um tour pela destilaria provando de tudo um pouco.

Os restaurantes em Les Mans saem bem mais em conta do que em Paris. O prestigiado La Villa oferece pratos típicos da cozinha francesa: purê de legumes, carnes, terrines, saladas e créme brulées, entre muitas outras opções no cardápio. Já o L'Auberge serve pato com purê e cogumelos, com uma ótima carta de vinhos e sobremesas de chocolate. Reservar é essencial.

De qualquer forma, Les Mans é uma cidade arborizada, limpa e com belíssimos parques públicos, perfeitos para uma caminhada e para sentir o gostinho do estilo de vida francês.

Você sabia?

Parte da corrida é realizada em ruas comuns, as quais são fechadas apenas algumas horas antes para que os técnicos montem as barreiras de proteção.

Foi nessa prova que o vencedor espirrou champagne pela primeira vez em todos à sua volta em 1967, iniciando uma tradição que virou marco da Fórmula 1.

Le Mans Attractions Nearby: Picture of chateau at Saumur

“(A fotógrafa no canto inferior esquerdo: )Ainda bem que eu trouxe uma calça extra na mochila!”


Nenhum comentário:

Postar um comentário