domingo, 11 de dezembro de 2011

Corrida de trenós com huskies siberianos em Nome, Alaska


Para: quem gosta de neve e huskies siberianos

Aventura: bom - conduzir um trenó pela primeira vez não é fácil!

Tipo: aventura na neve abaixo de zero

Custo: razoável

Ponto alto: poder esquiar, pescar no gelo e andar de snowmobile

Opções nos arredores: vilas eskimós e vida selvagem do gelo


Você já teve vontade de andar de trenó puxados por huskies siberianos? No Alaska, a corrida de Iditarod permite essa experiência. Depois de comer com os “mushers” (nome dado aos competidores), os turistas são convidados a esquiar e andar de bondinho, o qual leva até o topo de uma montanha. Perfeito para tirar fotos da paisagem pela janela.

Iditarod é uma tradição de 40 anos realizada todos os anos na cidade de Nome, no primeiro sábado de março. São 50 mushers com seus trenós puxados por 16 cachorros. Além dos competidores do Alaska, há americanos e canadenses na corrida. Haja coragem para enfrentar nevascas que bloqueiam toda a visão por uma trilha de quase 2 mil kilômetros, sem GPS ou outras facilidades. E não podem demorar muito, pois o que tem para comer durante a prova vem da própria carga do trenó. É homem-cão versus força da natureza. Durante os dez dias da prova, coisas para fazer é que não faltam.

Os amantes de cães vão adorar visitar Vern Halter’s, o canil onde os animais são treinados. A visita serve para os visitantes poderem curtir os huskies. Caso você tenha disposição e energia, os organizadores do evento estão sempre à procura de voluntários para ajudar a cuidar dos bichinhos e registrar os resultados de cada musher.

Outras atrações legais são os passeios de snowmobile - o qual você pode pilotar - e de ultraleve na neve. A visão lá de cima do Monte McKinley é belíssima. Pesca no gelo e esqui também estão na agenda, e é divertido experimentar as “raquetes de neve”, usadas pelos locais para andar sobre a neve fofa sem afundar. Caso contrário, você desaparece no meio da neve.

O lado cultural fica por conta das vilas eskimós abertas à visitação. Entre os animais e vida natural que os tours apresentam, estão os alces. Próximo ao local de chegada da prova fica o restaurante Twin dragon, de comida chinesa. A rede Subway de sanduíches também está à disposição por lá. Se a intenção for comer com vista para o mar de Bearing, uma boa sugestão é o Fat Freddies, um negócio de família que está cheio de gente local e de turistas atrás de um lanche reforçado.

Você sabia?

Os mushers com seus trenós de cães eram a salvação de Nome, cidade coberta de neve. Quando uma epidemia de difteria acometeu o lugar, o único meio de transporte que permitiu que os remédios chegassem às vítimas foram os trenós. Balto e Togo foram os cachorros heróis, e hoje há até um desenho animado sobre eles na TV.

Além dos huskies, os mushers gostam de trabalhar com malamutes e até mesmo lobos.


“O que seria dos humanos sem a gente, Togo?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário