quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Jogo de abertura da EURO 2012, Varsóvia, Polônia

Para: fãs de futebol

Aventura: médio

Tipo: para todos os gostos

Custo: razoável

Ponto alto: conferir de perto o desempenho da Espanha e Alemanha

Opções nos arredores: museus, arquitetura, história, barzinhos

As obras já estão aceleradas na Polônia e na Ucrânia para receber ao mais importante campeonato de seleções européias, a UEFA Euro 2012. Celebrado a cada 4 anos, o campeonato, que em 2012 chega à sua décima quarta edição, promete uma disputa alucinante. Algumas das melhores equipes já confirmaram sua presença, como a Alemanha, Holanda e a Inglaterra. O sorteio dos grupos será realizado amanhã.

A promessa de bons jogos vem da também qualificada Espanha, atual campeã do mundo e número um do ranking de seleções da Fifa. A fúria, como é conhecida a equipe espanhola, contará com suas melhores estrelas, como Xavi, Iniesta e Casillas, e lutará para manter o trófeu que conquistou na última edição da Euro. A equipe polonesa, pré-classificada por ser uma das sedes da competição, será favorecida pela sua torcida local. A equipe será uma das protagonistas do jogo de abertura, a ser disputado na capital do país, Varsóvia.

O Estádio Nacional da Polônia está sendo completamente reformado para a ocasião para garantir uma excelente visão aos quase sessenta mil espectadores que verão a partida inaugural. A reconstrução do estádio de certa maneira é uma metáfora da história da cidade, que após ser destruída pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, foi completamente reerguida. Este minucioso trabalho pode ser visto na bela cidade antiga, ou Stare Miasto, onde as casas foram reconstruídas tijolo por tijolo à seu estado inicial como foram construídas na idade média.

O passado sofrido da cidade, castigada pela guerra, é relembrado no completíssimo Warsaw Rising Museum, que mostra não só a destruição ocorrida, mas também a rápida e surpreendente ressurreição da cidade. Para a família toda, uma visita ao Copernicus Science Centre poderá animar uma tarde com suas exposições e ex
perimentos. O Museu Nacional da Varsóvia é uma parada obrigatória para entender mais sobre a arte e a cultura do povo local através de suas pinturas e esculturas, além de ser um prédio de arquitetura única.

A cidade, a maior da Polônia com 1.7 milhão de habitantes, é o centro econômico do país. Isso garante uma completa e moderna rede hoteleira além de diversos restaurantes, onde a cozinha local poderá ser degustada. A gastronomia polaca surpreende pela mistura de influências, que vão desde a cozinha italiana, eslava e alemã, entre outras. As carnes de caça e passáros se destacam entre inúmeros pratos, além de seus fortes e deliciosos queijos.

A capital polaca é um excelente ponto de partida para se assistir à Euro 2012, já que possui diversas conexões aéreas e viárias com todas as outras sedes do campeonato. Além disso, a animada vida noturna, regada à deliciosas cervejas locais, possui diversos bares em que se poderão acompanhar os demais jogos, ou celebrar as vitórias de sua equipe.

Renascida das cinzas, a cidade de Varsóvia é um lugar interessante para se entender a cultura eslava e os diferentes períodos em que passou e que passa. O campeonato Euro 2012 é apenas mais um dentre os muitos motivos para se visitar esta cidade, especialmente pelo bom momento vivido no futebol europeu.

Você sabia?

Os principais patrocinadores da UEFA EURO 2012 são a Sharp, Adidas, Castrol, Coca-Cola, Hyundai-Kia, Carlsberg and McDonald's.

Os jogos da Eurocopa são transmitidos para mais de 70 países em mais de 40 línguas diferentes.

Dependendo dos times na disputa, a audiência pode chegar a 200 milhões de telespectadores.

“O melhor do mundo na sua opinião está entre um deles?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário