quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Grande Final de Futebol Australiano em Melbourne, Austrália


Para: fãs de futebol australiano e de contato com a natureza
Tipo: para todos os gostos
Opções nos arredores: atividades ao ar livre, barcos, ciclovias, praias, gastronomia, compras
Custo: razoável
Ponto alto: a beleza natural e a arquitetura única





O campeonato de futebol australiano é realizado todos os anos na última semana de setembro e é conhecido como AFL Grand Finale (Australian Football League). O jogo é famoso pelo esforço físico intenso à qual os jogadores são submetidos no estádio Melbourne Cricket Ground. O time vencedor ganhará a taça Premiership e uma bandeira com o logo da delegação, além de 1 milhão de dólares australianos (quase 1 milhão e 900 mil reais). Os times favoritos são Essendon Bomber, Carlton Blues, Collingwood Magpies e The Geelong Cats.

Além das fortes emoções do jogo, bandas descoladas se apresentam no estádio. Se há algo que os australianos sabem fazer é música. ACDC, INXS e Silverchair são algumas das bandas que saíram de lá. Para completar a grandiosidade do evento, na sexta-feira anterior ao jogo, um desfile de carros alegóricos com réplicas gigantes dos jogadores do torneio atraem cerca de 100 mil pessoas todos os anos.

Melbourne é uma cidade onde não faltam atrações. Imagine a cidade que concentra o melhor da moda e da cultura de um país, tudo próximo a um mar tão azul que não dá para dizer onde começa o mar e onde termina o céu. Um programa bastante apreciado é um passeio de barco pelo Yarra River, rio que passa perto do estádio onde acontece o jogo. Servem lanches leves durante o trajeto - canais, centro de convenções, vista do centro empresarial (CBD), Jardim Botânico Real (o país ainda tem forte influência da realeza inglesa), o parque olímpico da cidade e a ilha Herring.



O parque Birrarung Marr tem instalações para churrasco, playground e ciclovias, além de expor obras de arte dos aborígenes (os povos indígenas de lá). Já a praia de St Kilda tem muitas atividades acontecendo o tempo todo: gente nadando, pescando, apreciando a vista do cais/ancoradouro ou observando pinguins. A primeira coisa que os turistas notam é o zelo que os australianos tem pela natureza do país. Conservam as praias como se fossem o quintal de casa. Apesar de estar praticamente ao lado do centro empresarial do país, não se vê lixo e a fauna e flora estão impressionantemente bem conservadas.

Você sabia?

Ainda em Melbourne, em Carlton Gardens, há um monumento com os nomes das 30 mil pessoas desaparecidas por ano (Area of solitude for missing people). O local é muito calmo, com uma enorme árvore e um lago.

“Se vê peixes nadando na água cristalina do mar e enguias no lago do jardim botânico. É um contato com a natureza difícil de encontrar em outro lugar tão próximo à cidade grande.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário